Muitas pessoas por aí têm o hábito de estalar os mais diversos ossos do corpo, especialmente os dedos das mãos, não é mesmo? Você, por acaso, sabe o que causa esse fenômeno? E sabia que em alguns casos, ele pode ser uma mal sinal para a sua saúde? Entenda mais sobre o assunto abaixo.

A explicação mais aceita para esse fenômeno é que no espaço existente entre as juntas dos nossos ossos, existe um fluido onde se formam algumas bolhas, que resultam no barulho característico do estalo.

No entanto, a ciência sempre tentou entender se essas bolhas de ar eram realmente a causa do barulho e isso se tornou motivo de discussão.

O primeiro estudo feito para tentar entender o que ocorria aconteceu em 1947. Os pesquisadores concluíram que essas bolhas, na realidade, se formavam após o barulho resultante do estalar. Já outro, feito em seguida, disse que o som era resultado da explosão dessas bolhas.

O assunto virou alvo de diversos debates e só foi ser solucionado em 2015, quando um estudo em tempo real das juntas dos ossos provou que a formação dessas bolhas de ar era a responsável por criar esse barulho. E leva um tempo para esses gases voltarem a se acumular, o que explicar por que você não consegue estalar seus dedos novamente logo em seguida

Pessoas com a chamada hipermobilidade, que é a habilidade de movimentar articulações ou ligamentos mais que o esperado para a idade e o sexo, também costumar estalar os ossos com certa facilidade. Como suas juntas conseguem se estender mais que o normal, as bolhas se formam com maior facilidade. Essa condição afeta de 10 a 25% das pessoas no planeta.

E também existe uma explicação anatômica para o barulho característico do estalar dos ossos. Isso ocorre quando os tendões se movem até as saliências ósseas e são colocados de volta ao lugar rapidamente. Isso ocorre normalmente quando nos levantamos após ficarmos algum tempo sentados ou enquanto subimos escadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *