Por que não devemos segurar o xixi por muito tempo?

Imagine que você tenha que fazer uma apresentação super importante, é seu grande dia e, quando falta só algumas horas para você ir lá e arrasar te dá uma vontade imensa de ir ao banheiro, pode até tentar segurar, mas será que isso não faz mal?

1- QUANTO LÍQUIDO NOSSA BEXIGA CONSEGUE SUPORTAR? 

Se você for um adulto saudável sua bexiga pode segurar até 2 xícaras ou 400 ml de urina, qualquer líquido à mais que isso irá fazer você sentir extremamente desconfortável e louco para ir ao banheiro. No caso das crianças, elas precisam  ‘fazer pipi’ com muito mais frequência, a bexiga delas só pode comportar até 120 ml se tiverem menos de 2 anos de idade

2- COMO O NOSSO CORPO SABE QUE É HORA DE IR AO BANHEIRO? 

Sempre que você sente aquela vontade de ir ao banheiro , não é só porque sua bexiga está totalmente cheia de líquido! Na verdade isto é um complicado processo fisiológico que faz os músculos, os órgãos e nervos diferentes, trabalharem juntos  para que você saiba que é hora de ir ao toalete.  Sua bexiga é inteligente e cuidadosa o suficiente para ativar os nervos que enviam os sinais primeiramente ao cérebro quando ela ainda está pela metade; o cérebro então envia um sinal de volta dizendo a sua bexiga para segurar mais um pouquinho até que haja um banheiro por perto. Sendo assim segurar o xixi é um processo consciente, claro , cada pessoa é de um jeito e a capacidade da sua bexiga e a habilidade dela de segurar o xixi é diferente. Os fatores que influenciam a capacidade da sua bexiga de segurar a urina:

-IDADE
-ESTADO DE SAÚDE
-PERÍODO DO DIA

Normalmente, você recebe menos ou nenhum sinal à noite, caso contrário teria que acordar várias vezes e não teria uma boa noite de descanso.

O parto afeta muito o corpo da mulher e geralmente enfraquece os músculos e nervos da virilha, é por isso que muitas mulheres sentem muita vontade de ir ao banheiro com mais frequência depois de se tornarem mães.  Já outras pessoas têm uma bexiga superativa ou sentem mais vontade quando estão estressadas. É difícil  encontrar uma pessoa que nunca segurou o xixi quando sentiu vontade de ir ao banheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *