5 Invenções Bizarras da Era Vitoriana

A era da rainha Vitória da Grã-Bretanha, foi uma época de muitos avanços tecnológicos. Tanto que muitas das máquinas e dispositivos criados na época são usados até hoje. Os carrinhos de bebê, por exemplo, são originários dessa época. Assim como a máquina de lavar louças.

No entanto, nem todas as invenções dessa época foram tão incríveis e úteis. Na verdade, há um grande número de invenções que não saíram daquela época e que provavelmente vão te fazer pensar “por que alguém criaria isso?”. Bom, nós também não entendemos porque essas coisas foram criadas, mas vamos te mostrar algumas delas.

1 – Máscara de borracha

Assim como agora, no século XIX, as mulheres também se preocupavam com a aparência. É por isso que muitas concordaram em passar a noite usando uma máscara de borracha. A promessa era de que o uso da máscara iria branquear e ajudar no rejuvenescimento da pele. Mas a única coisa que a máscara fazia era abafar e estimular a transpiração da pele.

2 – Tintas perfumadas

Na era vitoriana, a alfabetização não era algo muito exigido das classes mais altas. A escrita acabou se tornando mais um tipo de arte e foi por isso que começaram a produzir na época tintas perfumadas.

3 – Capas para bigode

Naquela época, ostentar um bigode era algo que todos os cavalheiros desejavam. No entanto, todas as refeições eram também acompanhadas de algum desconforto, já que o bigode ficava sempre sujo. Foi pensando nisso que criaram capas para o bigode, que melhor ainda, que imitavam o formato do bigode.

4 – Cinturão de cólera

O século XIX foi um século muito assombrado por doenças e epidemias que mataram um grande contingente de pessoas. Como os hábitos de higiene não eram tão bons, algumas doenças eram resultado disso. A cólera, por exemplo, era resultado da água suja, mas as pessoas cismaram que era resultado do estômago congelado. E para evitar isso, criaram os cinturões que eram feitos de lã ou de flanela e aqueciam o corpo das pessoas mais frágeis.

5 – Eletrofone

Na época vitoriana, as formas de entretenimento eram escassas. Talvez por isso o eletrofone fez tanto sucesso. O sistema do aparelho funcionava através de linhas telefônicas. A pessoa ligava para o operador e podia escolher se ouvia música, notícias ou algo religioso. As pessoas iam até locais específicos para usar o serviço e algumas até promoviam festas com os fones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *